Central do aluno
RA:
Senha:
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Educação Infantil e Ensino Fundamental I

O Sistema Montessori objetiva o desenvolvimento integral da criança, num clima de liberdade, de responsabilidade e de autonomia, enfim, de permissividade sadia.

Os conteúdos adotados em nossa escola seguem rigorosamente uma progressão continuada, abrangendo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A classe Infantil destina-se a criança de 3 a 5 anos de idade. Este agrupamento de crianças com idades diferentes, tem por objetivo favorecer a melhor socialização entre elas, uma vez que os menores imitam os maiores e os maiores ajudam os menores.

Dentre as inúmeras atividades propostas pelo ambiente preparado, a classe Infantil propõe-se a favorecer o desenvolvimento e a coordenação motora global e fina, através de atividades, na manipulação de materiais sensoriais e de Vida Prática, que garantem um verdadeiro treino para o exercício dos músculos e coordenação de movimento. Estimulam a atenção e convidam à ação participativa.

Neste ambiente programado busca-se preparar a "mente matemática", para a intuição de conceitos e exercícios tais como: pareamento, equivalências, gradação, através de manipulação e observação.

Propõe-se também condições para que a criança perceba a dinamicidade de sua presença no mundo e que sua ação é um criar contínuo, adotando uma posição crítica em relação aos valores do grupo social.

A autonomia dos movimentos também é trabalhada em aulas de Normalização, que são atividade que levam a criança a adquirir autocontrole, visa o equilíbrio físico, psíquico, rítmico e social, ou seja, o domínio de seu corpo, de forma consciente e harmoniosa.

Como o Sistema Montessori admite a premissa que a educação se realiza em processo, através de períodos sensíveis, ou seja, estágios de desenvolvimento. O 1º Ano respeita rigorosamente a progressão continuada em todos os setores da formação humana, assim sendo, toda a experiência da criança vivida na Educação Infantil é considerada como marco inicial para o aprimoramento de processo psico-sensorio-motor e avanço na conquista da cultura, através de atividades programadas numa linha evolutiva, com materiais didáticos específicos, que favorecem a atividade livre, consciente e autocorretiva.

Em todas as classes do Ensino Fundamental, as condições requeridas na prática do Sistema Montessori, que favorecem a atividade da criança, são plenamente oferecidas em nossas salas de aula: ambiente preparado, materiais didáticos específicos, desempenho adequado do educador.

Na aplicação do Sistema Montessori constata-se a necessidade de respeitar o processo de aprendizagem; parte da indução de impressões, relações, em fenômenos de realidades significativas para a concepção de princípios, normas e regras, por intuição, operação chave de toda a aprendizagem da criança.

Concomitantemente deve se favorecer o aprimoramento da criança como ser em relação: inicialmente da criança consigo mesma, e então, relação com a natureza, com o outro e com Deus.

Na relação consigo mesma é fundamental que a criança viva consciente de uma auto-imagem de pessoa, ser consciente e livre. Um ser em processo, portanto, inacabado, e que se vê como tal, com toda sua dignidade.

Esta auto-imagem sugere que o outro também está em processo, com todas as suas decorrências.

Esta consideração favorece na sala de aula o clima de solidariedade, compreensão e ajuda mútua.

O professor não é somente o educador em classe, mas cada criança tem oportunidade de ajudar, esclarecer o colega espontaneamente. Torna-se evidente a força do amor a ser cultivado pela criança em si, a criança com a natureza, a criança com o amigo e sobretudo com Deus, que tudo criou por amor.

A avaliação do processo educativo se faz passo a passo, na participação da criança em atividades de classe, atividades extraclasse e também através de provas bimestrais.

Os resultados observados no desenvolvimento da criança animam a Direção, a Equipe de Assessoramento, os Educadores e Funcionários a continuarem dedicados no esforço de aprimoramento do processo educativo, em vista de uma sociedade mais fraterna, solidária e feliz.

Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Educação Infantil e Ensino Fundamental I